Prêmio São Paulo de Literatura

Premiação | 2025

Finalistas

A árvore mais sozinha do mundo

Mariana Salomão Carrara

Todavia Editora


Mariana Salomão Carrara nasceu em São Paulo. É autora, entre outros, de Não fossem as sílabas do sábado (Todavia, 2022), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2023.

Casa de família

Paula Fábrio

Editora Companhia das Letras


Paula Fábrio nasceu em São Paulo, em 1970. Reconhecida por seus romances, todos finalistas de importantes prêmios, é autora de Desnorteio, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura. O original de Casa de família recebeu o Prêmio Carolina Maria de Jesus em 2023.

Escalavra

Marcelino Freire

Editora Record


Marcelino Freire nasceu em Pernambuco. É autor de obras como Contos negreiros (Prêmio Jabuti 2006) e Nossos ossos (Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, 2014). Editor e agitador cultural, criou a Balada Literária, que desde 2006 reúne escritores em São Paulo. Seus livros já foram adaptados para o teatro e traduzidos para francês, espanhol e italiano.

Guerra I - Ofensiva paraguaia e reação aliada novembro 1864 a março de 1866

Beatriz Bracher

Editora 34


Beatriz Bracher nasceu em São Paulo, em 1961. Formada em Letras, foi editora da revista 34 Letras e uma das fundadoras da Editora 34. Em 2019, fundou, com seu pai e Marta Garcia, a Chão Editora, da qual é conselheira editorial. É autora de romances como Azul e dura (2002), Não falei (2004), Antonio (2007) e Anatomia do Paraíso (2015), além dos livros de contos Meu amor (2009) e Garimpo (2013). Recebeu os prêmios Clarice Lispector (Fundação Biblioteca Nacional), APCA e Rio de Literatura, além do Prêmio São Paulo de Literatura. Seus livros foram traduzidos para espanhol, alemão, inglês e italiano. Também escreveu roteiros de cinema em parceria com Sérgio Bianchi e Karim Aïnouz.

Krakatoa

Veronica Stigger

Todavia Editora


Veronica Stigger é escritora, professora, crítica de arte e curadora independente. Autora de diversos e premiados livros de ficção, publicou pela Todavia Sombrio Ermo Turvo.

No muro da nossa casa

Ana Kiffer

Editora Bazar do Tempo


Ana Kiffer é escritora e professora de Literatura na PUC-Rio. Seu primeiro romance, O canto dela (2021), foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e semifinalista do Prêmio Oceanos. Publicou os livros de poesia A punhalada (2016), Tiráspola e desaparecimentos (2017) e Todo mar (2019). Organizou e traduziu diversos textos de Antonin Artaud, como A perda de si (2017), A nota fervorosa (2022) e Meus desenhos não são desenhos (2023). Pela Bazar do Tempo, publicou Ódios políticos e política do ódio (2019), em coautoria com Gabriel Giorgi, e coordena a coleção Édouard Glissant.

Os grandes carnívoros

Adriana Lisboa

Editora Alfaguara


Adriana Lisboa nasceu no Rio de Janeiro, em 1970. Publicou, entre outros, os romances Sinfonia em branco (Prêmio José Saramago) e Azul corvo (um dos livros do ano do jornal inglês The Independent), o livro de contos O sucesso, obras de poesia como Pequena música (menção honrosa no Prêmio Casa de las Américas) e o ensaio Todo o tempo que existe. É também autora de literatura infantojuvenil, como Língua de trapos (Prêmio FNLIJ Autor Revelação) e O coração às vezes para de bater (selo Cátedra 10 da Unesco). Seus livros foram traduzidos em mais de vinte países.

Ressuscitar mamutes

Silvana Tavano

Editora Autêntica Contemporânea



Silvana Tavano nasceu em São Paulo, em 1957. Jornalista e professora do curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz, tem mais de trinta livros dedicados a crianças e jovens, alguns publicados na Argentina, China, Turquia, Suécia e México. Em 2022, recebeu o Prêmio Jabuti de Livro Infantil por Sonhozzz (Salamandra, 2021, em coautoria com Daniel Kondo). Seu romance O último sábado de julho amanhece quieto (Autêntica Contemporânea, 2022) foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2023 na categoria Melhor Romance de Estreia.

Rio sangue

Ronaldo Correia de Brito

Editora Alfaguara


Ronaldo Correia de Brito nasceu em Saboeiro, Ceará, em 1951, e vive no Recife. Médico e escritor, publicou peças teatrais, crônicas, contos e romances, entre eles Baile do menino Deus, O pavão misterioso, A arte de torrar café, Faca, Livro dos homens, Retratos imorais, O amor das sombras, Galileia — vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura e traduzido para o espanhol, francês, italiano e hebraico —, Estive lá fora e Dora sem véu.

Vento vazio

Marcela Dantés

Editora Companhia das Letras



Marcela Dantés nasceu em Belo Horizonte, em 1986. É autora do romance Nem sinal de asas (Patuá, 2020), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e do Jabuti, e de João Maria Matilde (Autêntica, 2022), também finalista do Prêmio São Paulo de Literatura. Sua coletânea de contos Sobre pessoas normais (Patuá, 2016) foi semifinalista do Prêmio Oceanos de 2017.

A infância de Joana

Mariana Ianelli

Maralto Edições


Mariana Ianelli nasceu em São Paulo, em 1979. Escritora e crítica literária, é graduada em Jornalismo e mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Autora de livros de poesia, crônicas e obras para crianças, foi finalista do Prêmio Jabuti, recebeu menção honrosa no Prêmio Casa de las Américas e teve Bichos da noite (2018) selecionado para o catálogo brasileiro da Feira do Livro Infantil de Bolonha.

A união das Coreias

Luiz Gustavo Medeiros

Editora Reformatório


Luiz Gustavo Medeiros nasceu no Rio de Janeiro, em 1990. Morou em Porto Alegre, Curitiba e Recife e atualmente vive em Goiânia. Formado em Ciências Sociais pela UFG e mestre em Literatura pela UnB, é autor de O corpo útil (Patuá, 2021), vencedor do Prêmio Hugo de Carvalho Ramos em 2020. A união das Coreias é seu primeiro romance.

As fronteiras de Oline

Rafael Zoheler

Editora Patuá


Rafael Zoehler nasceu em Porto Alegre, cresceu em Manaus e vive em São Paulo. Engenheiro, publicitário e escritor, publicou pela Patuá o volume de contos Testado em animais. As fronteiras de Oline é seu primeiro romance.

Avenida Beberibe

Claudia Cavalcanti

Fósforo Editora


Claudia Cavalcanti nasceu no Recife, em 1963. Germanista, editora e gestora da Casa Vera Cruz, organizou e traduziu antologias de poetas como Paul Celan, Georg Trakl e Ingeborg Bachmann, além de autores clássicos e contemporâneos de língua alemã. É autora de A vida dos outros e a minha (Cultura e Barbárie, 2021).

Fora da rota

Evelyn Blaut

Todavia Editora



Evelyn Blaut nasceu no Rio de Janeiro. Escritora e diretora do Centro Cultural Astrolabio, é autora de O desejo de esquecer: Gonçalo M. Tavares e a epopeia (7Letras, 2020). Fora da rota é seu primeiro romance.

Lia

Caetano W. Galindo

Editora Companhia das Letras


Caetano W. Galindo nasceu em Curitiba, em 1973. Sua tradução de Ulysses, de James Joyce, recebeu os mais importantes prêmios literários do país. É autor de Sim, eu digo sim: Uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce (2016), finalista do Prêmio Rio de Literatura, do livro de contos Sobre os canibais (2019) e de Latim em pó (2023), obra de divulgação científica sobre o surgimento do português a partir da linguística.

Neca

Amara Moira

Editora Companhia das Letras


Amara Moira é escritora, professora de Literatura e ativista. Doutora em Teoria Literária pela Unicamp, é autora de E se eu fosse puta (2016) e coordenadora do Museu da Diversidade Sexual (MDS) em São Paulo.

O embranquecimento

Evandro Cruz Silva

Editora Patuá


Evandro Cruz Silva é sociólogo e escritor. Foi vencedor do Prêmio Nacional de Ensaísmo da revista Serrote em 2020 e selecionado para o Forbes Under 30 em 2021, na categoria Artes Plásticas e Literatura. É autor do livro de contos Praia artificial (Patuá, 2021) e da novela A dor nas costas (Sesc, 2023). O embranquecimento, seu romance de estreia, foi contemplado pelo ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O que resta a partir daqui

Flávia Braz

Aboio Editora


Flávia Braz nasceu em São Paulo, em 1984. Formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, atua como executiva de comunicação, tem MBA em Marketing Digital pela ESPM e é pós-graduada em Formação de Escritores – Ficção pelo Instituto Vera Cruz. É autora do livro de crônicas Quem foi você na fila da quarentena? (Reformatório, 2022) e da newsletter Apagar Para Todos. O que resta a partir daqui (contemplado pelo ProAC em 2023) é seu romance de estreia.

O último dos copistas

Marcílio França Castro

Editora Companhia das Letras


Marcílio França Castro nasceu em Belo Horizonte, em 1967. Mestre em Estudos Literários pela UFMG, publicou, entre outros, Histórias naturais e Breve cartografia de lugares sem nenhum interesse, pelo qual recebeu o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional.

Arte: Passarim Design e Barulho | Desenvolvimento de site: Qube Design | Edição: Solon Saldanha (MTB nº 5308/RS)