O Prêmio
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL E MAIS DE UMA DÉCADA DE PROTAGONISMO
NO CENÁRIO DA LITERATURA BRASILEIRA
O Prêmio São Paulo de Literatura foi lançado em 2008, integrando uma série de projetos colocados em prática pela então Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, hoje Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O concurso seleciona anualmente os melhores livros de ficção, no gênero romance, escritos em língua portuguesa, originalmente editados e publicados no Brasil. São dois prêmios: Prêmio São Paulo de Literatura de “Melhor Romance do Ano” e outro como “Melhor Romance de Estreia do Ano”.
As inscrições são gratuitas e abertas a autores lusófonos e editoras brasileiras, podendo concorrer obras que tiveram sua primeira edição e comercialização no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior. A seleção é coordenada por um Conselho Curador, que acompanha o concurso em todas as suas etapas e seleciona o Júri.
Os jurados são profissionais com reconhecida experiência e conhecimento na área de literatura, oportunamente nomeados pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Esta composição é fundamental para contemplar todos os segmentos que se entrelaçam no processo produtivo do livro, desde a concepção da obra literária até o seu consumo e fruição pelo público leitor.
Maior premiação do gênero
O principal objetivo da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo é estimular a produção e a divulgação literária brasileira com foco exclusivo no gênero romance, premiando anualmente autores e obras que se destacam pela qualidade e contribuição à literatura de nosso país. Paralelamente, é uma ação de estímulo aos novos talentos e de fortalecimento das políticas públicas do livro e da leitura no Estado de São Paulo.
O prêmio teve seu impacto ampliado ao instituir pioneiramente uma programação cultural que promove encontros de escritores com seus leitores, com a imprensa e a crítica especializada, tornando-se um exemplo seguido por outras premiações literárias, inclusive pelos mais tradicionais. Reconhecido internacionalmente como um difusor credenciado da literatura brasileira contemporânea, o prêmio está consolidado internamente como um dos mais importantes do país, tendo se tornado uma referência tanto no circuito literário como para instituições, agentes e organizações do mercado editorial.