Notícias

Viagem Literária promove Encontros com Escritores em 66 cidades, ao longo de outubro

26 de setembro de 2024

Viagem Literária promove Encontros com Escritores em 66 cidades, ao longo de outubro
Marcela Dantés, Davi Boaventura, Mariana Salomão Carrara e Ignácio de Loyola Brandão
Crédito: Rafael Mota, Flor Reis, Renato Prada e divulgação

O Viagem Literária, programa promovido pelo SisEB, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, estará oportunizando encontros com escritores finalistas e vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura, ao longo do mês de outubro. A jornada se estende entre os dias 1º e 25, transformando bibliotecas de 66 cidades paulistas em redutos de encantamento e de boas conversas. Serão 17 as autoras e autores convidados para participar desta iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A ação integra projeto que visa estimular a leitura, a literatura e a valorização das bibliotecas públicas. Busca promover o prazer de ler e ainda incentivar o uso desses importantes espaços culturais.


Davi Boaventura é escritor, tradutor e fotógrafo, formado em Comunicação Social e com doutorado em Escrita Criativa. Com o romance “Mônica vai jantar” (Dublinense) foi finalista do PSPL em 2020 e indicado para o Prêmio AGES e o Prêmio Minuano de Literatura. A recebeu adaptação posterior para o teatro. Davi também publicou “Talvez não tenha criança no céu” (Virgiliae) e “17 de abril” (Dublinense). Ele estará dia 1º em Cananéia, dia 2 em Itanhaém, dia 3 em Cubatão e dia 4 em São Bernardo do Campo.


Ignácio de Loyola Brandão é escritor e jornalista, tendo atuado em redações de Cláudia, Última Hora, Realidade, Planeta, Ciência e Vida e da Vogue. Atualmente é colunista de O Estado de São Paulo. Tem 45 livros publicados, muitos deles traduzidos em vários idiomas. Ocupa a cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras, que pertencia a Helio Jaguaribe. Com o romance “Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela” (Global) foi finalista do PSPL em 2019. Ele estará dia 1º em Presidente Venceslau, dia 2 em Rosana e dia 3 em Narandiba.


Marcela Dantés é mineira de Belo Horizonte, onde nasceu em 1986. Graduada em Publicidade e Propaganda, ela foi autora residente do Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal. Sua coletânea de contos “Sobre pessoas normais” (Patuá) foi semifinalista do Prêmio Oceanos. Com os romances “Nem sinal de asas” (Patuá) e “João Maria Matilde” (Autêntica), foi finalista do PSPL em 2021 e 2023. Ela estará dia 1º em Mococa, dia 2 em Santa Cruz das Palmeiras, dia 3 em Porto Ferreira e dia 4 em Cordeirópolis.


Mariana Salomão Carrara é defensora pública e escreve desde muito jovem, tendo alcançado repercussão nacional a partir de 2019. Escreveu “Se deus me chamar não vou” (Nós) e “É sempre a hora de nossa morte amém” (Nós), com ambos os livros sendo indicados para o Prêmio Jabuti – com o segundo, foi também finalista do PSPL em 2022. Com o romance “Não fossem as sílabas do sábado” (Todavia) foi vencedora do PSPL em 2023 na categoria Melhor Romance do Ano. Agora, em 2024, é curadora do prêmio. Ela estará dia 2 em São Bento do Sapucaí, dia 3 em São José dos Campos e dia 4 em Itaquaquecetuba.


Os escritores e escritoras acima serão os primeiros na participação. Os demais estarão também sendo listados aqui, em postagens posteriores. Todas e todos, sem exceção, participam de uma atividade fechada em escola pública parceira, sempre às 14h30, estando na biblioteca local – onde maiores informações podem ser buscadas – às 19 horas do mesmo dia.


Arte: Passarim Design e Barulho | Desenvolvimento de site: Qube Design | Edição: Solon Saldanha (MTB nº 5308/RS)