Notícias

Terceira semana do Encontro com Escritores terá programação em mais 20 bibliotecas

10 de outubro de 2024

Terceira semana do Encontro com Escritores terá programação em mais 20 bibliotecas
Cláudia Lage, Jéssica Cardin, Carlos Eduardo Pereira, Maurício de Almeida e Débora Ferraz
Crédito: Acervo pessoal, acervo pessoal, André Arruda, Raissa Azeredo e Bruno Vinelli

Escritores finalistas e vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura seguem participando da programação de outubro do Viagem Literária, atividade promovida pelo SisEB, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Ela oportuniza encontros que estão acontecendo em 66 municípios paulistas, devendo se estender até o dia 25 deste mês de outubro.


A jornada transforma bibliotecas destas localidades em redutos de boas conversas e encantamento, com as presenças de 17 autoras e autores convidados. A iniciativa é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. E a ação integra projeto que visa estimular a leitura, a literatura e a valorização desses espaços públicos, com a promoção do prazer de ler e o incentivo para um maior uso das bibliotecas.


Carlos Eduardo Pereira nasceu em 1973, no Rio de Janeiro. Tem graduação em História e em Letras, neste segundo curso com habilitação na Formação do Escritor. Contribuiu em antologias de contos, como a “Coleção identidade”, da Amazon; “Dias de domingo” (Record), “Contos de axé” (Patuá) e “Vivo muito vivo” (Record). Com seu romance “Enquanto os dentes” (Todavia) chegou às semifinais do Prêmio Oceanos e foi finalista do PSPL em 2018. E com outro, “Agora agora” (Todavia) foi finalista do Prêmio Jabuti. Estará dia 15 em Ibiúna, dia 16 em Itapevi, dia 17 em Cotia e dia 18 em São Paulo, na BSP.


Claudia Lage é escritora e roteirista. Formada em Teatro e em Letras, tem mestrado e é doutoranda em Literatura. Foi contemplada no Prêmio Guimarães Rosa e no Concurso Literário Stanislaw Ponte Preta. Escreveu “A pequena morte e outras naturezas” (Record), livro de ensaios e crônicas versando sobre literatura, com o qual recebeu o Prêmio Brasília e foi semifinalista do Prêmio Oceanos, quando se chamava Portugal Telecom. É autora dos romances “Mundos de Eufrásia” (Record) e “O corpo interminável” (Record): com ambos participou do PSPL, sendo finalista em 2010 com o primeiro e vencedora em 2020 com o segundo. Estará dia 15 em São Sebastião, dia 16 em Guararema, dia 17 em Santo André e dia 18 em Diadema.


Débora Ferraz nasceu em Serra Talhada, no Estado de Pernambuco. Tem graduação em Comunicação Social e escreveu seu primeiro livro de contos quando tinha 13 anos: “Os anjos”, que publicou de maneira independente três anos depois. Seu conto “O filhote do terremoto”, publicado na edição online da Revista Cult, inspirou o curta-metragem “Catástrofe” e integrou a coletânea do Prêmio Sesc de Contos Machado de Assis. Com seu primeiro romance, “Enquanto Deus não está olhando” (Record) venceu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2015. Ela estará dia 15 em Adamantina, dia 16 em Parapuã, dia 17 em Bastos e dia18 em Herculândia.


Jessica Cardin tem formação em Marketing e em História da Arte. Faz parte do coletivo de escritores Água na Peneira. Com seu primeiro romance, “Para onde atrai o azul” (Quelônio) foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, em 2023. Também foi organizadora da coletânea “O concerto das letras: contos inspirados em música” (Tipografia Musical). Ela estará dia 15 em Ubarana, dia 16 em Tabapuã, dia 17 em Monte Aprazível e dia 18 em Colina.


Maurício de Almeida é antropólogo. Participou das coletâneas “Como se não houvesse amanhã” (Record), “O livro branco” (Record) e “Dias de domingo” (José Olympio). Tem contos publicados na imprensa, além de traduções para o inglês e o espanhol. É também autor de “Equatoriais” (Maralto Edições) e de “Beijando dentes” (Record), livro de contos com o qual ganhou o Prêmio Sesc de Literatura. Seu romance “A instrução da noite” (Rocco) venceu o PSPL em 2017. Ele estará dia 15 em Charqueada, dia 16 em Piracicaba, dia 17 em Limeira e dia 18 em Nova Odessa.


Os escritores e escritoras acima estão na programação da terceira semana do evento. Já tivemos oito antes deles e teremos mais quatro até dia 25. Os próximos também estarão sendo listados aqui, em postagem posterior. Todas e todos, sem exceção, participam de uma atividade fechada em escola pública parceira, sempre às 14h30, estando na biblioteca local – onde maiores informações podem ser buscadas – às 19 horas do mesmo dia.


Arte: Passarim Design e Barulho | Desenvolvimento de site: Qube Design | Edição: Solon Saldanha (MTB nº 5308/RS)