Notícias
Segunda semana do Encontros com Escritores tem mais quatro participações
03 de outubro de 2024
O Viagem Literária, programa promovido pelo SisEB, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, oportuniza encontros com escritores finalistas e vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura, ao longo do mês de outubro. Na primeira semana do mês foram dois escritores e duas escritoras, o que se repete na segunda, com novos nomes.
A jornada se estende até a última sexta-feira do mês, transformando bibliotecas de 66 cidades paulistas em redutos de encantamento e de boas conversas. No total são 17 as autoras e autores convidados para participar desta iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A ação integra projeto que visa estimular a leitura, a literatura e a valorização das bibliotecas públicas. Busca promover o prazer de ler e ainda incentivar o uso desses importantes espaços culturais.
Cris Judar é mestranda em Literatura e leciona no Curso Livre de Preparação de Escritores, da Casa das Rosas. É autora das histórias em quadrinhos “Lina” (Estação Liberdade) e “Vermelho, vivo” (Devir), além do livro de contos “Roteiros para uma vida curta” (Reformatório), que recebeu menção honrosa no Prêmio SESC de Literatura. Com “Elas marchavam sob o sol” (Dublinense) foi publicada em Moçambique, Egito e Itália. Seu romance de estreia, “Oito do sete” (Reformatório) foi finalista do Prêmio Jabuti e ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura em 2018. Estará dia 8 em Franca, dia 9 em Batatais, dia 10 em Cravinhos e dia 11 em Ibaté.
Cristovão Tezza é romancista, contista, cronista e ensaísta, com mais de 20 livros publicados. Suas obras já foram traduzidas para 18 países das Américas, Europa e Ásia. Durante muitos anos assinou resenhas e textos críticos nos jornais Folha de São Paulo, O Globo e O Estado de São Paulo, além da revista Veja. Com o romance “O filho eterno” (Record) foi vencedor do PSPL em 2008 – também foi finalista nos anos de 2015, 2019 e 2023 –, obra que depois foi traduzida para o inglês e o francês. O mesmo romance foi finalista do Prêmio Literário Internacional IMPAC de Dublin, na Irlanda. Ele estará dia 8 em Pinhalzinho, dia 9 em Itatiba, dia 10 em Caieiras e dia 11 na Biblioteca Parque Villa-Lobos, na cidade de São Paulo.
Flavio Cafiero é formado em Comunicação Social e em Atuação. Publicou “Dez centímetros acima do chão” (Faria e Silva), obra contemplada com o Prêmio Jabuti. É também autor de “O capricórnio se aproxima” (e-Galáxia) e de “Diga que não me conhece” (Todavia), este segundo vencedor do Prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais. Ministra oficinas de escrita criativa e foi bolsista do Criar Lusofonia, cumprindo residência literária em Lisboa. Com seus romances “O frio aqui fora” (Cosac & Naify) e “Espera passar o avião” (Todavia) foi finalista do PSPL em 2014 e 2019. Ele estará dia 8 em Barão de Antonina, dia 9 em Ourinhos, dia 10 em Santa Cruz do Rio Pardo e dia 11 em Lençóis Paulista.
Sheyla Smanioto é escritora, pesquisadora e professora de escrita. Formada em Estudos Literários e com mestrado em Teoria e História Literária – sua pesquisa versou sobre Escrita, Corpo e Sonho –, ela também tem formação em dramaturgia. Por duas vezes recebeu apoio do Rumos Itaú Cultural e foi ainda reconhecida com os prêmios SESC de Literatura, Biblioteca Nacional, Jabuti e PEN Translates Awards. Autora dos romances “Desterro” (Record) e “Meu corpo ainda quente" (Nós), foi finalista com ambos do Prêmio São Paulo de Literatura, nos anos de 2016 e 2021, respectivamente. Ela estará dia 8 em Pereira Barreto, dia 9 em Santa Fé do Sul, dia 10 em Guararapes e dia 11 em Valparaíso.
Os escritores e escritoras acima estão na programação da segunda semana do mês. Já tivemos quatro antes deles e teremos mais nove até dia 25 de outubro. Os próximos também estarão sendo listados aqui, em postagens posteriores. Todas e todos, sem exceção, participam de uma atividade fechada em escola pública parceira, sempre às 14h30, estando na biblioteca local – onde maiores informações podem ser buscadas – às 19 horas do mesmo dia.