Notícias

Segunda semana do Encontros com Escritores tem mais quatro participações

03 de outubro de 2024

Segunda semana do Encontros com Escritores tem mais quatro participações
Cris Judar, Cristovão Tezza, Flavio Cafiero e Sheyla Smanioto
Crédito: Divulgação, divulgação, Renato Parada e Raphael Picerni

O Viagem Literária, programa promovido pelo SisEB, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, oportuniza encontros com escritores finalistas e vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura, ao longo do mês de outubro. Na primeira semana do mês foram dois escritores e duas escritoras, o que se repete na segunda, com novos nomes.


A jornada se estende até a última sexta-feira do mês, transformando bibliotecas de 66 cidades paulistas em redutos de encantamento e de boas conversas. No total são 17 as autoras e autores convidados para participar desta iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A ação integra projeto que visa estimular a leitura, a literatura e a valorização das bibliotecas públicas. Busca promover o prazer de ler e ainda incentivar o uso desses importantes espaços culturais.


Cris Judar é mestranda em Literatura e leciona no Curso Livre de Preparação de Escritores, da Casa das Rosas. É autora das histórias em quadrinhos “Lina” (Estação Liberdade) e “Vermelho, vivo” (Devir), além do livro de contos “Roteiros para uma vida curta” (Reformatório), que recebeu menção honrosa no Prêmio SESC de Literatura. Com “Elas marchavam sob o sol” (Dublinense) foi publicada em Moçambique, Egito e Itália. Seu romance de estreia, “Oito do sete” (Reformatório) foi finalista do Prêmio Jabuti e ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura em 2018. Estará dia 8 em Franca, dia 9 em Batatais, dia 10 em Cravinhos e dia 11 em Ibaté.


Cristovão Tezza é romancista, contista, cronista e ensaísta, com mais de 20 livros publicados. Suas obras já foram traduzidas para 18 países das Américas, Europa e Ásia. Durante muitos anos assinou resenhas e textos críticos nos jornais Folha de São Paulo, O Globo e O Estado de São Paulo, além da revista Veja. Com o romance “O filho eterno” (Record) foi vencedor do PSPL em 2008 – também foi finalista nos anos de 2015, 2019 e 2023 –, obra que depois foi traduzida para o inglês e o francês. O mesmo romance foi finalista do Prêmio Literário Internacional IMPAC de Dublin, na Irlanda. Ele estará dia 8 em Pinhalzinho, dia 9 em Itatiba, dia 10 em Caieiras e dia 11 na Biblioteca Parque Villa-Lobos, na cidade de São Paulo.


Flavio Cafiero é formado em Comunicação Social e em Atuação. Publicou “Dez centímetros acima do chão” (Faria e Silva), obra contemplada com o Prêmio Jabuti. É também autor de “O capricórnio se aproxima” (e-Galáxia) e de “Diga que não me conhece” (Todavia), este segundo vencedor do Prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais. Ministra oficinas de escrita criativa e foi bolsista do Criar Lusofonia, cumprindo residência literária em Lisboa. Com seus romances “O frio aqui fora” (Cosac & Naify) e “Espera passar o avião” (Todavia) foi finalista do PSPL em 2014 e 2019. Ele estará dia 8 em Barão de Antonina, dia 9 em Ourinhos, dia 10 em Santa Cruz do Rio Pardo e dia 11 em Lençóis Paulista.


Sheyla Smanioto é escritora, pesquisadora e professora de escrita. Formada em Estudos Literários e com mestrado em Teoria e História Literária – sua pesquisa versou sobre Escrita, Corpo e Sonho –, ela também tem formação em dramaturgia. Por duas vezes recebeu apoio do Rumos Itaú Cultural e foi ainda reconhecida com os prêmios SESC de Literatura, Biblioteca Nacional, Jabuti e PEN Translates Awards. Autora dos romances “Desterro” (Record) e “Meu corpo ainda quente" (Nós), foi finalista com ambos do Prêmio São Paulo de Literatura, nos anos de 2016 e 2021, respectivamente. Ela estará dia 8 em Pereira Barreto, dia 9 em Santa Fé do Sul, dia 10 em Guararapes e dia 11 em Valparaíso.


Os escritores e escritoras acima estão na programação da segunda semana do mês. Já tivemos quatro antes deles e teremos mais nove até dia 25 de outubro. Os próximos também estarão sendo listados aqui, em postagens posteriores. Todas e todos, sem exceção, participam de uma atividade fechada em escola pública parceira, sempre às 14h30, estando na biblioteca local – onde maiores informações podem ser buscadas – às 19 horas do mesmo dia.


Arte: Passarim Design e Barulho | Desenvolvimento de site: Qube Design | Edição: Solon Saldanha (MTB nº 5308/RS)