Notícias
“O Prêmio São Paulo de Literatura confere legitimidade ao livro. Faz total diferença”
04 de novembro de 2024
.jpg)
Socorro Acioli é jornalista e tem mestrado e doutorado em Estudos de Literatura, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ao longo de sua carreira literária publicou diversos livros, entre eles “A cabeça do santo” (2014), com o qual foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria Melhor Romance do Ano, em 2015; e “A bailarina fantasma” (2015), ambos pela Companhia das Letras. Está outra vez na lista dos concorrentes do PSPL, agora com “Oração para desaparecer” (Editora Schwarcz – Grupo Companhia das Letras).
“Foi um presente o meu livro estar na lista. Fiquei emocionada e relembrando toda a trajetória de sua escrita. É uma alegria: parecia dia de aniversário, com muita gente celebrando junto”, conta Socorro. A escritora admite que ser finalista do PSPL impacta muito e “leva o romance a outro patamar dentro do campo literário. É uma legitimação que confere respaldo ao livro e faz total diferença”.
Socorro, que atualmente é professora na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Ceará, opina que “a literatura nacional está sendo valorizada, incentivada. E devemos muito aos prêmios por isso”. Ela conclui reafirmando seu “orgulho de ser brasileira e contar as histórias do Brasil”.