Notícias

“O Prêmio São Paulo de Literatura confere legitimidade ao livro. Faz total diferença”

04 de novembro de 2024

“O Prêmio São Paulo de Literatura confere legitimidade ao livro. Faz total diferença”
Socorro Acioli
Crédito: Igor de Melo

Socorro Acioli é jornalista e tem mestrado e doutorado em Estudos de Literatura, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ao longo de sua carreira literária publicou diversos livros, entre eles “A cabeça do santo” (2014), com o qual foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria Melhor Romance do Ano, em 2015; e “A bailarina fantasma” (2015), ambos pela Companhia das Letras. Está outra vez na lista dos concorrentes do PSPL, agora com “Oração para desaparecer” (Editora Schwarcz – Grupo Companhia das Letras).


“Foi um presente o meu livro estar na lista. Fiquei emocionada e relembrando toda a trajetória de sua escrita. É uma alegria: parecia dia de aniversário, com muita gente celebrando junto”, conta Socorro. A escritora admite que ser finalista do PSPL impacta muito e “leva o romance a outro patamar dentro do campo literário. É uma legitimação que confere respaldo ao livro e faz total diferença”.


Socorro, que atualmente é professora na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Ceará, opina que “a literatura nacional está sendo valorizada, incentivada. E devemos muito aos prêmios por isso”. Ela conclui reafirmando seu “orgulho de ser brasileira e contar as histórias do Brasil”.


Arte: Passarim Design e Barulho | Desenvolvimento de site: Qube Design | Edição: Solon Saldanha (MTB nº 5308/RS)