Notícias

Mia Couto é o ganhador do Prêmio FIL de Literatura em Línguas Românicas 2024

04 de setembro de 2024

Mia Couto é o ganhador do Prêmio FIL de Literatura em Línguas Românicas 2024
António Emílio Leite Couto, o Mia Couto
Crédito: Pedro Soares / divulgação

O escritor e professor universitário moçambicano António Emílio Leite Couto, que assina Mia Couto, acaba de ser anunciado pela Feira Internacional do Livro de Guadalajara como ganhador do Prêmio FIL de Literatura em Línguas Românicas 2024. A distinção, segundo informa o comitê avaliador, é um justo reconhecimento pelo conjunto de sua obra literária, “que integra e entrelaça a crônica, o conto e o romance, com inovação linguística que faz repensar a relação entre os integrantes da comunidade de países de língua portuguesa”. Há ainda que se destacar que ele retrata o continente africano e sua história com uma profunda sensibilidade e um olhar mais do que atento.


Eram candidatos este ano 49 autores de 20 países das Américas, Europa, África e Ásia. E seis línguas estavam representadas na sua produção: catalã, espanhola, italiana, portuguesa, francesa e romena. As reuniões finais do júri, que precederam a divulgação do resultado, foram nos dias 30 e 31 de agosto, com a escolha tendo se dado por unanimidade. A premiação para o vencedor é de US$ 150 mil.


Mia Couto já foi reconhecido com o Prêmio Nacional de Literatura em Portugal (1993), o Prêmio Nacional de Literatura em Moçambique (1995), o Prêmio Camões (2013) e o Prêmio Internacional Neustadt de Literatura (2014). Em 2016 ele foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, com o seu romance “Mulheres de cinzas” (Companhia das Letras), o primeiro volume da trilogia “As Areias do Imperador”, que concluiu entre 2015 e 2017. Ele é autor de outros dez romances, quatro livros de crônicas, quatro de poesias, além de seis de contos e ainda livros infantis.


Arte: Passarim Design e Barulho | Desenvolvimento de site: Qube Design | Edição: Solon Saldanha (MTB nº 5308/RS)