Notícias
“Mata doce”, de Luciany Aparecida, vence como o Melhor Romance de 2023
11 de novembro de 2024
A escritora Luciany Aparecida venceu o Prêmio São Paulo de Literatura 2024, na categoria Melhor Romance de 2023, com seu livro “Mata doce” (Editora Schwarcz – Grupo Companhia das Letras). A solenidade que tornou pública a decisão dos jurados ocorreu na noite desta segunda-feira, no auditório da Biblioteca Parque Villa-Lobos. O anúncio foi feito por Giane Girardello, diretora técnica da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, que fez a entrega do troféu e do prêmio de R$ 200 mil.
“Estou muito emocionada mesmo. E saúdo a todos os presentes, em especial minhas colegas e meus colegas escritores, finalistas aqui em ambas as categorias. Pessoas que estão escrevendo livros, acreditando nesse sonho e nesse projeto de vida”, iniciou Luciany ao fazer uso da palavra. Ela lembrou que no seu romance a personagem central tem a sua vida ressignificada em função do seu encontro com um livro. Em prosa lírica e com força singular, a narrativa gira em torno de trágicos acontecimentos que cercam um pequeno vilarejo rural no interior da Bahia. O romance é delicado e, ao mesmo tempo, poderoso, entrelaçando passado e presente.
“Com o encontro da personagem e uma biblioteca, no enredo, eu quis pensar na importância da leitura e da escrita literária na vida de mulheres negras. E quero agradecer a cada mulher que tenha optado pelo caminho da liberdade em nosso país, assim como saúdo aqui todas as escritoras e as que trabalham em diferentes setores da comunicação”, concluiu Luciany.
Em sua 17ª edição, o Prêmio São Paulo de Literatura é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, levada adiante através da sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Seu objetivo é estimular o surgimento de talentos e valorizar também quem anteriormente já publicou, promovendo a literatura brasileira.