Notícias

Última semana do Encontro com Escritores tem mais quatro vencedores e finalistas do PSPL

17 de outubro de 2024

Última semana do Encontro com Escritores tem mais quatro vencedores e finalistas do PSPL
Micheliny Verunschk, Taiasmin Ohnmacht, Aline Bei e João Manzanello Carrascoza
Crédito: Melissa Guimarães, Francine Fischer, Lorena Dini e Renata Massetti

A programação de outubro do Viagem Literária vai chegando ao fim, com a última das quatro semanas do Encontro com Escritores, atividade promovida pelo SisEB, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Ela oportuniza encontros que estão acontecendo em 66 municípios paulistas, desde o início do mês e prosseguem até o dia 25.


Com as presenças de 17 autoras e autores convidados, a jornada transforma as bibliotecas dessas localidades todas em redutos de boas conversas e de encantamento. A iniciativa é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. E a ação integra projeto que visa estimular a leitura, a literatura e a valorização desses espaços públicos, com a promoção do prazer de ler e o incentivo para um maior uso das bibliotecas.


Aline Bei é paulistana. Tem formação em Letras e em Artes Cênicas, além de pós-graduação em Escritas Performáticas. Com seu primeiro romance, “O peso do pássaro morto” (Nós) , foi finalista do Prêmio Rio de Literatura e venceu o PSPL em 2018. Com o segundo, “Pequena coreografia do adeus” (Companhia das Letras), foi finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio São Paulo de Literatura, em 2022. Este último já vendeu mais de 120 mil cópias e ambos foram também publicados em Portugal, pela Particular Editora. Ela estará dia 22 em Sabino, dia 23 em Lins, dia 24 em Uru e dia 25 em Borborema.


João Anzanello Carrascoza é natural de Cravinhos. Redator publicitário por duas décadas, atuou em grandes agências do país ao mesmo tempo em que lecionava em cursos universitários. Iniciou na literatura em 1994, com “Hotel solidão" (Scritta Brazil). Desde então, consolidou extensa e premiada carreira, transitando entre o conto, a novela e o romance. Faz uso de uma prosa poética que flerta com o lirismo e investiga subjetividades. Em três oportunidades foi finalista do PSPL: em 2014, com “Aos 7 e aos 40” (Alfaguara); em 2015, com “Caderno de um ausente” (Cosac & Naify); e em 2020 com “Elegia do irmão” (Editora Schwarcz). Ele estará dia 22 em Marília, dia 23 em Vera Cruz, dia 24 em Garça e dia 25 em Pederneiras.


Micheliny Verunschk é escritora e tem mestrado em Literatura e Crítica Literária e doutorado em Comunicação e Semiótica. É autora de “Geografia íntima do deserto” (Landy), “Desmoronamentos” (Martelo), “O movimento dos pássaros” (Martelo) – com ele ganhou o Prêmio Biblioteca Nacional – “O som do rugido da onça” (Companhia das Letras) – vencedor dos prêmios Jabuti e Oceanos – e “Nossa Teresa: vida e morte de uma santa suicida” (Patuá), com o qual conquistou o Prêmio São Paulo de Literatura em 2015. Foi depois mais duas vezes finalista do PSPL: em 2018 e em 2022. Estará dia 22 em Lourdes, dia 23 em Birigui, dia 24 em Penápolis e dia 25 em Guaiçara.


Taiasmin Ohnmacht é psicanalista e escritora. Foi relacionada no catálogo Intelectuais Negras Visíveis (Malê), lançado na Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip. É autora dos livros “Uma chance de continuarmos assim” (Diadorim) e “Vozes de retratos íntimos” (Taverna), com o qual foi vencedora dos prêmios literários Açorianos e AGES, além de ser finalista do Prêmio Jabuti e do Prêmio São Paulo de Literatura, em 2022. Ela estará dia 22 em Pardinho, dia 23 em Itapetininga, dia 24 em Tatuí e dia 25 em Itu.


Os escritores e escritoras acima estão na programação da última semana do evento. Com eles se fecham as participações, com outros 13 tendo se apresentado anteriormente. Todas e todos, sem exceção, comparecem em uma atividade fechada em escola pública parceira, sempre às 14h30, estando na biblioteca local – onde maiores informações podem ser buscadas – às 19 horas do mesmo dia.


Arte: Passarim Design e Barulho | Desenvolvimento de site: Qube Design | Edição: Solon Saldanha (MTB nº 5308/RS)