Notícias

Heitor Botan, Ionara Lourenço e Mariana Salomão destacam a honra de serem curadores

28 de junho de 2024

Heitor Botan, Ionara Lourenço e Mariana Salomão destacam a honra de serem curadores
Heitor, Ionara e Mariana
Crédito: Arquivo pessoal e Renato Parada

Três dos cinco curadores do Prêmio São Paulo de Literatura 2024 são Heitor Botan, mediador em clubes de leitura; a bibliotecária Iara Lourenço; e a escritora Mariana Salomão Carrara. Eles falaram sobre os convites recebidos e a função a ser desempenhada.


Heitor Botan acredita ter se tratado de um reconhecimento pelo seu trabalho e experiência na mediação de clubes de leitura o que teria levado a coordenadora da Unidade de Difusão, Bibliotecas e Leitura, Adriana Freitag, a convidá-lo para a curadoria deste ano. “A gentil indicação é muito especial por aprovar este movimento como integrante da crítica literária, talvez como um dos elementos mais próximos dos leitores”, opina ele. Essa vivência toda possibilita que Heitor assegure que “a troca de impressões compartilhadas a partir do diálogo pelos membros dos grupos permite que eles reconstruam suas visões sobre o livro”.


Tendo estudado Teoria e Prática na Formação do Leitor, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Heitor entende que a existência de prêmios literários, a exemplo do PSPL, amplia muito a curiosidade dos leitores em conhecer determinados escritores e suas obras, “seja para referendar a crítica e seleção dos vencedores, ou até para questionar o resultado, a partir de suas impressões pessoais”. E, mais ainda, para que desenvolvam um “hábito de leitura mais profícuo, os novos leitores têm que se reconhecer nas obras literárias para criarem, com autonomia, sua própria trajetória leitora”.


Ionara Lourenço, também entende ser algo relevante uma bibliotecária integrar a curadoria, uma vez que isso sem dúvida alguma destaca a importância do papel dos profissionais da área no cenário literário. “A disseminação e difusão do livro e da leitura é um dos pilares do trabalho da pessoa bibliotecária. Assim, não posso deixar de salientar que essa nomeação se trata de um reconhecimento merecido para uma categoria que luta diariamente por valorização”, assegura ela.


Outro ponto que Ionara levanta é ser muito prazeroso participar de um trabalho que distingue nomes conhecidos, mas “contribui sobremaneira para a descoberta de novos talentos em todo o país”. Os livros trazem essa riqueza também porque “oferecem vivências nos mais diversos cenários, possibilitando que jovens e adultos se identifiquem com as narrativas ricas e criativas de escritoras e escritores à espera de uma oportunidade, como essa oferecida pelo Prêmio São Paulo de Literatura”, complementa.


Mariana Salomão Carrara foi a vencedora do PSPL no ano passado, na categoria Melhor Romance do Ano, com “Não fossem as sílabas do sábado” (Todavia). E retorna esse ano para ocupar lugar “no outro lado do balcão”. Ela, que acompanha a premiação desde que esta foi criada e revela sempre ter ido atrás dos romances finalistas, ao ver o seu livro entre os dez classificados de 2023 sentiu uma das maiores emoções da carreira. “Ser a vencedora, depois de tantos anos abrindo lentamente o meu caminho entre os leitores, seguramente me ajudou a ingressar um pouco mais na atenção do jornalismo literário e ampliou os convites para eventos”, relata Mariana.


Outra das emoções veio com o convite para ingressar em 2024 no seleto grupo de curadores. “É uma honra inverter posições e fazer agora parte das engrenagens do prêmio. Digo isso pela oportunidade de indicar para eventual escolha nomes de jurados cujo trabalho me guia da eleição das minhas próprias leituras”, confessa ela. “Também será um prazer enorme fazer parte da escolha final dos vencedores de cada categoria”, afirma Mariana antecipando uma das novidades introduzidas este ano.


Heitor, Ionara e Mariana juntam-se ao apelo para que nossas escritoras e escritores, iniciantes ou não – ou as próprias editoras –, inscrevam os livros que publicaram em 2023 no Prêmio São Paulo de Literatura 2024. Essa possibilidade se estende até 23 de julho, com inscrições gratuitas. Para tanto, basta acessar http://premiosaopaulodeliteratura.sp.gov.br/. Aqui no site você tem à disposição o edital completo e todos os anexos necessários.


Arte: Passarim Design e Barulho | Desenvolvimento de site: Qube Design | Edição: Solon Saldanha (MTB nº 5308/RS)