Notícias

Finalistas e vencedores do PSPL presentes na programação da Feira do Livro de Porto Alegre

22 de outubro de 2024

Finalistas e vencedores do PSPL presentes na programação da Feira do Livro de Porto Alegre

Entre os dias 1º e 20 de novembro acontece a 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, a mais antiga entre as atualmente existentes no Brasil e uma das maiores feiras literárias a céu aberto da América Latina. E outra vez o Prêmio São Paulo de Literatura estará sendo representado no evento, por finalistas e vencedores de várias de suas edições.


Os três primeiros “representantes” estarão nas sessões de autógrafos que foram programadas entre 02 e 08 de novembro: Taiasmin Ohnmacht, finalista em 2022 na categoria Melhor Romance de Estreia com “Vozes de retratos íntimos” (Livraria e Editora Taverna) – dia 2 às 15 horas; Maria José Silveira, finalista em 2021 na categoria Melhor Romance do Ano com “Maria Altamira” (Instante) – dia 3 às 14 horas; e Eliane Marques, finalista no PSPL deste ano de 2024 na categoria Melhor Romance de Estreia com “Louças de família” (Autêntica Editora) – dia 7 às 19 horas. Durante os 20 dias de duração da feira autoras e autores de 634 obras estarão autografando no espaço Praça Gerdau.


A primeira Feira do Livro de Porto Alegre aconteceu em 1955, contando com apenas 14 expositores. Suas bancas foram criadas por carpinteiros que trabalhavam para a Livraria e Editora Globo. E o idealizador do evento foi o jornalista Say Marques, então diretor-secretário do Diário de Notícias. A partir da sua décima edição, em 1965, passou a ser adotada a escolha de um patrono, com o propósito de inserir e homenagear personalidades do mundo literário. A seleção se dá em duas fases. Na primeira, cada associado da Câmara Rio-Grandense do Livro, que organiza a feira, sugere uma lista com cinco nomes. Na segunda fase, os cinco mais citados na soma de todas as indicações passam por um segundo pleito, novamente com votação dos associados da CRL e também de um grupo de representantes de diversos segmentos da cultura do Estado. O patrono deste ano é o escritor Sérgio Faraco.


Arte: Passarim Design e Barulho | Desenvolvimento de site: Qube Design | Edição: Solon Saldanha (MTB nº 5308/RS)