Notícias

“Estar entre os finalistas traz impacto coletivo para quem escreve a partir do Norte”

26 de outubro de 2024

“Estar entre os finalistas traz impacto coletivo para quem escreve a partir do Norte”
Aírton Souza
Crédito: Acervo pessoal

O paraense Aírton Souza é o único escritor da região Norte de nosso país a se classificar entre os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2024. Com seu livro “Outono de carne estranha” (Record) está entre os dez da categoria Melhor Romance de Estreia do Ano 2023. Professor, poeta e pesquisador, ele é natural de Marabá e tem doutorado em Comunicação, Cultura e Amazônia, pela Universidade Federal do Pará.


“Ver meu nome entre tantas escritoras e escritores que admiro e de quem sou leitor, foi algo espantoso. Uma das emoções mais inexplicáveis que já senti, a realização de um sonho”, relata ele. Na sua visão, como o PSPL vem há anos abrindo portas, se tornou quase que “imprescindível na vida de quem acredita no livro, na leitura e nas literaturas”. Esta opinião vem embasada em 25 anos que diz estar “lidando com a escrita e a leitura de maneira cotidiana”. Tanto que, apesar do romance classificado ser o primeiro que escreve, já publicou 47 livros, todos de poesia. E já foi traduzido para o espanhol, o inglês e o alemão.


Airton é idealizador e coordenador de projetos como o Anuário da Poesia Paraense e o Prêmio Amazônia de Literatura. “Ser finalista, vivendo e escrevendo a partir do Norte do país, significa muito, considerando que nossa geografia foi historicamente esquecida. Posso afirmar que isso traz impacto coletivo, de muitas vozes de uma região tão silenciada”, opina categórico.


Ele assegura que as literaturas brasileiras – assim, no plural – têm se mostrado “cada vez mais potentes, cada vez mais preocupadas com o que vem acontecendo no país: suas mazelas, seus dramas, a violência. E tudo isso sendo escrito por quem foi obrigado a sobreviver a todos estes problemas”.


Arte: Passarim Design e Barulho | Desenvolvimento de site: Qube Design | Edição: Solon Saldanha (MTB nº 5308/RS)