Escritores finalistas e vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura seguem participando da programação de outubro do Viagem Literária, atividade promovida pelo SisEB, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Ela oportuniza encontros que estão acontecendo em 66 municípios paulistas, devendo se estender até o dia 25 deste mês de outubro.
A jornada transforma bibliotecas destas localidades em redutos de boas conversas e encantamento, com as presenças de 17 autoras e autores convidados. A iniciativa é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. E a ação integra projeto que visa estimular a leitura, a literatura e a valorização desses espaços públicos, com a promoção do prazer de ler e o incentivo para um maior uso das bibliotecas.
Carlos Eduardo Pereira nasceu em 1973, no Rio de Janeiro. Tem graduação em História e em Letras, neste segundo curso com habilitação na Formação do Escritor. Contribuiu em antologias de contos, como a “Coleção identidade”, da Amazon; “Dias de domingo” (Record), “Contos de axé” (Patuá) e “Vivo muito vivo” (Record). Com seu romance “Enquanto os dentes” (Todavia) chegou às semifinais do Prêmio Oceanos e foi finalista do PSPL em 2018. E com outro, “Agora agora” (Todavia) foi finalista do Prêmio Jabuti. Estará dia 15 em Ibiúna, dia 16 em Itapevi, dia 17 em Cotia e dia 18 em São Paulo, na BSP.
Claudia Lage é escritora e roteirista. Formada em Teatro e em Letras, tem mestrado e é doutoranda em Literatura. Foi contemplada no Prêmio Guimarães Rosa e no Concurso Literário Stanislaw Ponte Preta. Escreveu “A pequena morte e outras naturezas” (Record), livro de ensaios e crônicas versando sobre literatura, com o qual recebeu o Prêmio Brasília e foi semifinalista do Prêmio Oceanos, quando se chamava Portugal Telecom. É autora dos romances “Mundos de Eufrásia” (Record) e “O corpo interminável” (Record): com ambos participou do PSPL, sendo finalista em 2010 com o primeiro e vencedora em 2020 com o segundo. Estará dia 15 em São Sebastião, dia 16 em Guararema, dia 17 em Santo André e dia 18 em Diadema.
Débora Ferraz nasceu em Serra Talhada, no Estado de Pernambuco. Tem graduação em Comunicação Social e escreveu seu primeiro livro de contos quando tinha 13 anos: “Os anjos”, que publicou de maneira independente três anos depois. Seu conto “O filhote do terremoto”, publicado na edição online da Revista Cult, inspirou o curta-metragem “Catástrofe” e integrou a coletânea do Prêmio Sesc de Contos Machado de Assis. Com seu primeiro romance, “Enquanto Deus não está olhando” (Record) venceu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2015. Ela estará dia 15 em Adamantina, dia 16 em Parapuã, dia 17 em Bastos e dia18 em Herculândia.
Jessica Cardin tem formação em Marketing e em História da Arte. Faz parte do coletivo de escritores Água na Peneira. Com seu primeiro romance, “Para onde atrai o azul” (Quelônio) foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, em 2023. Também foi organizadora da coletânea “O concerto das letras: contos inspirados em música” (Tipografia Musical). Ela estará dia 15 em Ubarana, dia 16 em Tabapuã, dia 17 em Monte Aprazível e dia 18 em Colina.
Maurício de Almeida é antropólogo. Participou das coletâneas “Como se não houvesse amanhã” (Record), “O livro branco” (Record) e “Dias de domingo” (José Olympio). Tem contos publicados na imprensa, além de traduções para o inglês e o espanhol. É também autor de “Equatoriais” (Maralto Edições) e de “Beijando dentes” (Record), livro de contos com o qual ganhou o Prêmio Sesc de Literatura. Seu romance “A instrução da noite” (Rocco) venceu o PSPL em 2017. Ele estará dia 15 em Charqueada, dia 16 em Piracicaba, dia 17 em Limeira e dia 18 em Nova Odessa.
Os escritores e escritoras acima estão na programação da terceira semana do evento. Já tivemos oito antes deles e teremos mais quatro até dia 25. Os próximos também estarão sendo listados aqui, em postagem posterior. Todas e todos, sem exceção, participam de uma atividade fechada em escola pública parceira, sempre às 14h30, estando na biblioteca local – onde maiores informações podem ser buscadas – às 19 horas do mesmo dia.
Leia mais
O Viagem Literária, programa promovido pelo SisEB, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, oportuniza encontros com escritores finalistas e vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura, ao longo do mês de outubro. Na primeira semana do mês foram dois escritores e duas escritoras, o que se repete na segunda, com novos nomes.
A jornada se estende até a última sexta-feira do mês, transformando bibliotecas de 66 cidades paulistas em redutos de encantamento e de boas conversas. No total são 17 as autoras e autores convidados para participar desta iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A ação integra projeto que visa estimular a leitura, a literatura e a valorização das bibliotecas públicas. Busca promover o prazer de ler e ainda incentivar o uso desses importantes espaços culturais.
Cris Judar é mestranda em Literatura e leciona no Curso Livre de Preparação de Escritores, da Casa das Rosas. É autora das histórias em quadrinhos “Lina” (Estação Liberdade) e “Vermelho, vivo” (Devir), além do livro de contos “Roteiros para uma vida curta” (Reformatório), que recebeu menção honrosa no Prêmio SESC de Literatura. Com “Elas marchavam sob o sol” (Dublinense) foi publicada em Moçambique, Egito e Itália. Seu romance de estreia, “Oito do sete” (Reformatório) foi finalista do Prêmio Jabuti e ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura em 2018. Estará dia 8 em Franca, dia 9 em Batatais, dia 10 em Cravinhos e dia 11 em Ibaté.
Cristovão Tezza é romancista, contista, cronista e ensaísta, com mais de 20 livros publicados. Suas obras já foram traduzidas para 18 países das Américas, Europa e Ásia. Durante muitos anos assinou resenhas e textos críticos nos jornais Folha de São Paulo, O Globo e O Estado de São Paulo, além da revista Veja. Com o romance “O filho eterno” (Record) foi vencedor do PSPL em 2008 – também foi finalista nos anos de 2015, 2019 e 2023 –, obra que depois foi traduzida para o inglês e o francês. O mesmo romance foi finalista do Prêmio Literário Internacional IMPAC de Dublin, na Irlanda. Ele estará dia 8 em Pinhalzinho, dia 9 em Itatiba, dia 10 em Caieiras e dia 11 na Biblioteca Parque Villa-Lobos, na cidade de São Paulo.
Flavio Cafiero é formado em Comunicação Social e em Atuação. Publicou “Dez centímetros acima do chão” (Faria e Silva), obra contemplada com o Prêmio Jabuti. É também autor de “O capricórnio se aproxima” (e-Galáxia) e de “Diga que não me conhece” (Todavia), este segundo vencedor do Prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais. Ministra oficinas de escrita criativa e foi bolsista do Criar Lusofonia, cumprindo residência literária em Lisboa. Com seus romances “O frio aqui fora” (Cosac & Naify) e “Espera passar o avião” (Todavia) foi finalista do PSPL em 2014 e 2019. Ele estará dia 8 em Barão de Antonina, dia 9 em Ourinhos, dia 10 em Santa Cruz do Rio Pardo e dia 11 em Lençóis Paulista.
Sheyla Smanioto é escritora, pesquisadora e professora de escrita. Formada em Estudos Literários e com mestrado em Teoria e História Literária – sua pesquisa versou sobre Escrita, Corpo e Sonho –, ela também tem formação em dramaturgia. Por duas vezes recebeu apoio do Rumos Itaú Cultural e foi ainda reconhecida com os prêmios SESC de Literatura, Biblioteca Nacional, Jabuti e PEN Translates Awards. Autora dos romances “Desterro” (Record) e “Meu corpo ainda quente" (Nós), foi finalista com ambos do Prêmio São Paulo de Literatura, nos anos de 2016 e 2021, respectivamente. Ela estará dia 8 em Pereira Barreto, dia 9 em Santa Fé do Sul, dia 10 em Guararapes e dia 11 em Valparaíso.
Os escritores e escritoras acima estão na programação da segunda semana do mês. Já tivemos quatro antes deles e teremos mais nove até dia 25 de outubro. Os próximos também estarão sendo listados aqui, em postagens posteriores. Todas e todos, sem exceção, participam de uma atividade fechada em escola pública parceira, sempre às 14h30, estando na biblioteca local – onde maiores informações podem ser buscadas – às 19 horas do mesmo dia.
Leia mais
Mais uma vez finalistas e vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura estarão presentes e incluídos na programação oficial da Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP. O evento este ano, em sua 22ª edição, ocorre entre os dias 9 e 13 de outubro, trazendo para o centro de seus debates a pluralidade de visões e sensibilidade que estão em jogo na contemporaneidade.
Homenageando João do Rio – o pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto (1881-1921) –, um dos autores mais importantes do início do século XX no Rio de Janeiro, a programação oficial inicia-se no dia 9, às 19h30, com uma breve aula sobre o autor dada pelo historiador carioca Luiz Antonio Simas. Com a curadoria de Ana Lima Cecilio, a programação será composta por um total de 15 mesas, com a participação de 35 autores, dos quais 15 são estrangeiros.
Entre os nomes nacionais teremos Jeferson Tenório (2021), José Falero (2021), Joca Reiners Terron (2011, 2014, 2018 e 2020), Júlia Dantas (2016), Marcela Dantés (2023), Mariana Salomão Carrara (2023), Micheliny Verunschk (2015, 2018 e 2022) e Noemi Jaffe (2016, 2021 e 2022), esses todos ligados ao PSPL – os anos estão entre parêntesis. Entre os convidados estrangeiros, estarão na FLIP as autoras italianas Ilaria Gaspari e Lisa Ginzburg; o filósofo belga Mark Coeckelbergh; o francês Édouard Louis; os estadunidenses Danny Caine e Robert Jones Jr.; a chilena Arelis Uribe; a argentina Gabriela Cabezón Cámara; a espanhola Brigitte Vasallo; o senegalês vencedor do Goncourt, Mohamed Mbougar Sarr; e Atef Abu Saif, ex-ministro da Cultura da Palestina, que nasceu no campo de refugiados de Jabalia, na Faixa de Gaza.
Haverá ainda uma extensa programação educativa, que ocorre na Central Flipinha, montada na tenda da Praça da Matriz. Nela, 24 autores encontrarão o público para falar sobre seus livros e discutir assuntos que se desdobram a partir do tema disparador desta edição que é “ponto de encontro”. Neste grupo novamente o Prêmio São Paulo de Literatura estará representado, com Jeferson Tenório (2021), Socorro Acioli (2015 e 2024) e Stênio Gardel (2022), além da jornalista e escritora Bianca Santana, que integra o corpo de jurados desse ano.
Os ingressos para cada um dos momentos previstos na programação estão sendo vendidos para o público geral por R$ 130. Para adquirir acesse o site https://flip.fcticket.com.br/.
Leia mais