Notícias

Conhecidos os semifinalistas do Oceanos 2024

02 de setembro de 2024

Conhecidos os semifinalistas do Oceanos 2024

Foi divulgada a relação dos 60 finalistas do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, edição 2024. Dois juris especializados apontaram 30 obras em prosa e 30 em poesia, que foram publicadas por 37 editoras diferentes, de grandes até independentes, com diferentes perfis e nacionalidades. A proposta deste prêmio é a valorização da produção em língua portuguesa, tendo sido desta feita classificados trabalhos de Portugal, Brasil, Moçambique e Cabo Verde.


Cinco dos livros que permanecem na competição foram escritos por finalistas e vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura em anos anteriores. São eles: Caminhando com os mortos (Companhia das Letras), de Micheliny Verunschk; Compêndios para desenterrar nuvens e outros contos (Leya), de Mia Couto; Gambé (Companhia das Letras), de Fred Di Giacomo Rocha; Onde pastam os minotauros (Todavia), de Joca Reiners Terron; e Perdeu vontade de espiar cotidianos (Nós), de Evandro Affonso Ferreira.


A leitura e avaliação das obras pelos jurados demandou quatro meses de muito trabalho. Agora ocorre a etapa de seleção de dez finalistas. Uma curiosidade é que o júri deste ano foi eleito pelo anterior. Do atual fazem parte, entre os que escolheram no gênero prosa, os brasileiros Carola Saavedra e Cristóvão Tezza – estes dois também finalistas e ele agraciado com o PSPL –, os portugueses António Araujo e Simão Valente; e a moçambicana Teresa Manjate. Por estes cinco foram apontados 19 romances, sete livros de contos, dois de crônicas e duas dramaturgias.


O grupo dos semifinalistas está composto por escritoras e escritores, tanto veteranos quanto estreantes. Sua produção em prosa mostra uma grande variedade de narrativas, que abrangem ambientação histórica dos séculos XVI até o XX. Em boa parte, há um diálogo com o mundo presente a as crises que ele enfrenta, com fundamentalismo, violência, discriminação e intolerância.


O Prêmio Oceanos é uma realização da Associação Oceanos em parceria com o Itaú Cultural. Ele recebe apoio do Ministério da Cultural, por intermédio da Lei Rouanet. E conta ainda como o patrocínio e apoio de instituições como a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas da República Portuguesa; a Biblioteca Nacional de Moçambique; o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde; o Banco Itaú; e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 


Arte: Passarim Design e Barulho | Desenvolvimento de site: Qube Design | Edição: Solon Saldanha (MTB nº 5308/RS)