Notícias
Conhecidos os semifinalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti 2024
31 de outubro de 2024
Nove finalistas e vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura constam na lista dos semifinalistas do Prêmio Jabuti 2024. Eles conseguiram classificação em cinco das categorias existentes no Eixo Literatura e agora estão esperando pela divulgação dos finalistas, prevista para ocorrer em 5 de novembro.
Em CONTO, Paulo Scott obteve vaga com “Crucial dois um” (Cobogó). No PSPL ele foi finalista em 2012, com “Habitante irreal” (Alfaguara) e em 2020, com “Marrom e amarelo” (Editora Schwarcz). Em CRÔNICA, Nélida Piñon se classificou com “Os rostos que tenho” (Record). No PSPL ela foi finalista em 2021, com “Um dia chegarei a Sagres” (Record). Em INFANTIL, Mariana Brecht está concorrendo com “A menina com os pés do chão” (Florear Livros). No PSPL ela foi finalista, também em 2021, com “Brazza” (Moinhos).
Em se tratando de romances, o Prêmio Jabuti os separa em duas categorias: Romance de Entretenimento e Romance Literário. Em ENTRETENIMENTO está Marcelo Ferroni, com “A febre” (Companhia das Letras), mesma obra com a qual ele está na disputa do Prêmio São Paulo de Literatura 2024. Anos atrás, em 2011, Marcelo venceu o PSPL, na categoria Melhor Romance de Estreia, com “Método prático da guerrilha” (Companhia das Letras). Em LITERÁRIO, nada menos do que cinco nomes ligam as duas premiações. Martha Batalha classificou “Chuva de papel” (Companhia das Letras. Ela em duas oportunidades foi finalista do PSPL: em 2017 com “A vida invisível de Eurídice Gusmão” e em 2019 com “Nunca houve um castelo”, ambos também publicados pela Companhia das Letras. Fabiane Guimarães concorre com “Como se fosse um monstro” (Alfaguara). No PSPL, em 2022, ela foi finalista com “Apague a luz se for chorar” (Editora Schwarcz). E Jacques Fux está na disputa com “Nunca vou te perdoar por ter me obrigado a te esquecer” (Editora Faria e Silva). No PSPL ele foi vencedor em 2013, com “Antiterapias” (Scriptum).
Outras duas concorrentes ao Jabuti 2024, a exemplo de Marcelo Ferroni, estão com o mesmo romance entre os finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura. São elas Luciany Aparecida, com “Mata doce” (Alfaguara) e Socorro Acioli, com “Oração para desaparecer” (Editora Schwarcz). Socorro já foi finalista do PSPL em 2015, com “A cabeça do santo” (Companhia das Letras).
O Prêmio Jabuti possui atualmente 22 categorias divididas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Este ano está em sua 66ª edição. Ele é concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), tendo sido criado em 1959, por iniciativa do seu então presidente, Edgard Cavalheiro.