Notícias

Começa o Festival Literatura Brasileira no XXI

03 de julho de 2024

Começa o Festival Literatura Brasileira no XXI
Biblioteca Pública Sinhá Junqueira
Crédito: Divulgação BPSJ

Inicia nesta quarta-feira, 03 de julho, o Festival Literatura Brasileira no XXI. Este evento irá percorrer cidades do interior do Estado de São Paulo ao longo de todo o segundo semestre deste ano, enaltecendo autores, obras e a cultura brasileira. A ação inaugural integra a programação do Festival Literário de Inverno de Ribeirão Preto (FLIRP), a partir das 19 horas, na Biblioteca Pública Sinhá Junqueira, no centro da cidade.


Nesse horário ocorre a mesa-redonda “Finitude e Diversidade e experiências literárias”, na qual a mediadora Sheila Ozsvath, formada em Comunicação Social e em Gestão Cultural, recebe o escritor gaúcho radicado em São Paulo, Menalton Braff; o redator publicitário João Anzanello Carrascoza; e a escritora, roteirista e jornalista Cris Judar. Logo após, com início previsto para às 20h30min, haverá o show “Quem Sempre Teve Tudo Nunca Vai Entender”, com o percurssionista e compositor carioca Onã.


Cris Judar foi vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura em 2018, na categoria Melhor Romance de Estreia – Autor Estreante +40 anos, com o livro "Oito do Sete" (Reformatório). Essa mesma obra foi finalista do Prêmio Jabuti. Ela também é autora de histórias em quadrinhos e escreveu o livro de contos "Roteiros para uma Vida Curta". E seu segundo romance, "Elas marchavam sob o sol", teve direitos vendidos para editoras de quatro países.


O Festival Literatura Brasileira no XXI é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio das ações do Sistema Estadual de Bibliotecas de São Paulo, gerenciadas pela SP Leituras. E estará ocorrendo em outras cinco cidades, depois de Ribeirão Preto: Ubarana, Jundiaí, São Bento do Sapucaí, Diadema e Lençóis Paulista. Seu objetivo é revitalizar o interesse pela literatura brasileira, estimulando diálogos culturais amplos e inclusivos. O festival recebe o apoio do Ministério da Cultura (MinC) e financiamento através da Lei Rouanet. Há ainda o patrocínio de empresas comprometidas com o desenvolvimento cultural: Colégio Vital Brazil, Empiricus, Otis Elevadores, Stima Energia, Velt Partners e Willis Towers Watson.


SERVIÇO


Quando: 3 de julho, iniciando às 19 horas


Onde: Biblioteca Pública Sinhá Junqueira


Endereço: Rua Duque de Caxias, 547 – Ribeirão Preto – SP


O evento é gratuito e não necessita inscrição prévia.

Haverá tradução simultânea em Libras.


Arte: Passarim Design e Barulho | Desenvolvimento de site: Qube Design | Edição: Solon Saldanha (MTB nº 5308/RS)