Notícias

Adélia Prado: um bom exemplo a ser seguido

30 de junho de 2024

Adélia Prado: um bom exemplo a ser seguido
Adélia Prado é mineira de Divinópolis
Crédito: Divulgação Biblioteca Nacional

Novos escritores não significam necessariamente escritores novos, no que se refere à idade. Não importa mesmo aquela que você tenha: se o que falta é um estímulo para inscrever o seu livro no Prêmio São Paulo de Literatura 2024, tome como exemplo a escritora e poetisa mineira Adélia Prado.


Neste mês de junho, aos 88 anos, ela foi agraciada com duas grandes honrarias e recebeu substanciais valores em dinheiro. Primeiro, quando a Academia Brasileira de Letras lhe outorgou o Prêmio Machado de Assis 2024, que existe desde 1941, sendo uma distinção entregue em reconhecimento ao conjunto da obra de escritores e escritoras que se destacam pela relevância do seu trabalho e pela contribuição prestada à literatura em nosso país. Isso lhe rendeu diploma, um troféu criado pelo escultor Mário Agostinelli e R$ 100 mil. Dias depois foi a vencedora do Prêmio Camões 2024, o mais importante entre todos no nosso idioma. Este foi criado em 1988 pelos governos de Portugal e Brasil, sendo destinado anualmente a quem tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. Concedido pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura, e pelo Governo de Portugal, premia com 100 mil euros.


Autores e editoras podem inscrever obras para concorrer ao Prêmio São Paulo de Literatura 2024, nas categorias Melhor Romance do Ano de 2023 e Melhor Romance de Estreia 2023 – lembrando que ser estreante não é o mesmo que ser jovem, valendo para qualquer faixa etária – acessando http://premiosaopaulodeliteratura.sp.gov.br/. E aqui mesmo no site você tem à disposição uma aba com o edital completo e todos os anexos necessários.


Arte: Passarim Design e Barulho | Desenvolvimento de site: Qube Design | Edição: Solon Saldanha (MTB nº 5308/RS)