Notícias

“A produção literária brasileira vive momento de grande efervescência, com pluralidade de vozes.”

06 de novembro de 2024

“A produção literária brasileira vive momento de grande efervescência, com pluralidade de vozes.”
Waldomiro J. Silva Filho
Crédito: Virgínia Dalzzani

Waldomiro J. Silva Filho é baiano de Camacã, filósofo e professor da Universidade Federal da Bahia. Foi pesquisador visitante na Harvard University, no MIT e na Universität zu Köln. Atualmente é pesquisador do CNPq. Com sua primeira obra de ficção, “Os dias” (Editora Patuá), se tornou finalista do PSPL 2024, na categoria Melhor Romance de Estreia de 2023. “Ainda permaneço entre a alegria e a incredulidade. Eu sempre tive uma dúvida sincera e profunda em relação aos méritos literários do meu romance.


Ainda que eu tenha recebido alguns elogios, esta dúvida foi um fantasma que me acompanhou nesses últimos meses”, afirma ao dizer que sensação teve ao saber que estava na lista. “Como sempre respeitei muito o PSPL e como também sei que os jurados estabelecem seus juízos a partir de elevados critérios literários, estar entre os finalistas me pacificou”, acrescenta Waldomiro. Ele revela ainda ter lido livros como Chumbo (Virgínia Ferreira), Em pleno dia se morre (Julia Sobral Campos), Louças de família (Eliane Marques) e Um prefácio para Olívia Guerra (Liana Ferraz), que concorrem com ele na mesma categoria, “todos de uma excepcional qualidade”.


Sobre um possível impacto em sua carreira literária, Waldomiro conta ter ficado, nos últimos dias, mais seguro para dar o ponto final a um novo romance que está produzindo. “Há quase oito meses ele repousava numa pasta, intocado e imóvel. Parece que encontrei o ânimo que me faltava para lhe dar os contornos definitivos e não duvidar que ele tem uma história”, revela o escritor.


Na opinião de Waldomiro “a produção literária brasileira vive um momento de grande efervescência. As editoras, as feiras e os prêmios testemunham esse movimento. São escritores e escritoras que, finalmente, têm o devido espaço para expressar a incomensurável pluralidade de vozes do Brasil contemporâneo”, conclui ele.


Arte: Passarim Design e Barulho | Desenvolvimento de site: Qube Design | Edição: Solon Saldanha (MTB nº 5308/RS)