A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo anunciou hoje 23/11 os ganhadores da 14ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura, o maior do País em premiação individual para o gênero. O mineiro Edimilson de Almeida Pereira conquistou a categoria de “Melhor Romance do Ano de 2020”, com a obra Front, da Editora Nós, e a gaúcha Morgana Kretzmann venceu na categoria “Melhor Romance de Estreia do Ano de 2020”, com o livro Ao pó, da Editora Patuá. Cada ganhador receberá R$ 200 mil.
Sobre os ganhadores da 14ª Edição
Edimilson de Almeida Pereira nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais. É poeta, ficcionista, ensaísta, professor e pesquisador da cultura e da religiosidade afro-brasileiras. Pereira é Professor Titular de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Autor prolífico, com dezenas de livros e artigos.
Morgana Kretzmann nasceu na cidade de Tenente Portela, interior do Rio Grande do Sul, vive em São Paulo, é atriz, roteirista e produtora cultural, com prêmios nacionais e regionais. Também é formada em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Santa Catarina. ‘Ao pó’ é seu romance de estreia.