Vencedores à vista

Na próxima segunda-feira (24/9), em solenidade marcada para as 20h no Museu da Língua Portuguesa, serão conhecidos os dois vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura 2012.

Depois de um longo processo de seleção dividido em duas etapas, e que envolveu curadores e jurados representantes da área acadêmica, da crítica literária, de escritores, livreiros e bibliotecários, será divulgado o veredicto final que aclamará os melhores romances inéditos publicados originalmente no Brasil no ano de 2011. Concorreram nessa edição 209 títulos cujas inscrições foram validadas pela Curadoria.

Como parte integrante de ações empreendidas pela Secretaria de Estado da Cultura em favor do livro e da leitura, o Prêmio São Paulo de Literatura tem entre seus principais objetivos o estímulo à produção literária de qualidade e a revelação de novos talentos.

Além de troféus que materializam a conquista de Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante, cada um dos escritores receberá 200 mil reais, o maior valor pago entre os concursos literários brasileiros. Esse valor permite que muitos autores redirecionem suas carreiras, viabilizando em muitos casos a dedicação exclusiva ao ofício de escrever.

Por outro lado, a conquista representa o reconhecimento público da qualidade da obra premiada, assegurando alta visibilidade dentro e fora do País. Essa combinação favorece a venda dos livros premiados nas livrarias brasileiras e abre excelentes oportunidades para a negociação de direitos no mercado internacional, um dos maiores desafios para nossos escritores.

Diante desse cenário rico em novas perspectivas para os autores premiados, é natural que exista grande ansiedade pela divulgação dos dois vencedores de 2012.

Falta pouco. Vamos aguardar!

Compartilhar: