Vencedoras do Prêmio São Paulo de Literatura participam de evento no México

Vencedoras do Prêmio São Paulo de Literatura participam de evento no México

Ana Paula Maia, Aline Bei e Cristina Judar, vencedoras do Prêmio São Paulo de Literatura, estiveram recentemente ba Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México. As três participaram de mesa de debates e falaram sobre a produção literária brasileira. Na opinião de Ana Paula, “é muito importante para a literatura brasileira estar cada vez mais presente na América Latina de língua castelhana. Apesar de falarmos português, somos todos latinos e vibramos numa frequência muito parecida”. A escritora recebeu o prêmio na categoria Melhor Livro do Ano, com “Assim na terra como embaixo da terra”.

Cristina Judar acredita que a experiência proporcionou o contato com uma parcela do público internacional que dificilmente conheceria a obra das três escritoras, caso não estivessem por lá. “Além disso, poder falar sobre o momento atual do mercado editorial brasileiro e a forma como estamos inseridos nele foi bem importante, já que muita gente não faz ideia do que vivemos hoje no Brasil. Tive grandes conexões e vários aprendizados”, acrescenta Cristina. É dela o livro “Oito do sete”, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Melhor Livro / Autor Estreante / mais 40 anos).

Aline Bei, de “O peso do pássaro morto”, vencedora da premiação na categoria Melhor Livro / Autor Estreante / menos 40 anos, compôs o trio de brasileiras. “Voltei para o Brasil renovada. A feira é imensa também em possibilidades e ter participado ao lado de escritores e escritoras que admiro acabou dando um certo ar onírico para a minha estadia em Guadalajara. Agora fico olhando a bolsa e o caderninho que ganhei da Feira, as fotos e livros que comprei. Foi lindo”, conta ela.

Saiba mais sobre a Feira Internacional do Livro de Guadalajara: https://www.fil.com.mx/ . E confira a galeria de imagens:

 

 

Compartilhar: