Três autores entre os 20 finalistas do Prêmio participam da Bienal do Livro

O Prêmio São Paulo de Literatura 2012 marca presença na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Além da oportunidade de encontrar e adquirir as obras dos autores finalistas nos estandes das editoras e livrarias, o visitante da Bienal poderá também participar de palestras e discussões com os escritores Adriana Lunardi, Tatiana Salem Levy e Paulo Scott, todos com livros disputando a categoria de Melhor Livro do Ano. Eles são convidados do espaço #Você+Quem=?, que tem curadoria do jornalista Zeca Camargo.

No dia 11/8, às 15h, o tema da discussão será Família: uma relação tão complicada, com a participação de Adriana Lunardi, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2012 com o A Vendedora de Fósforos. Ela debate o tema com o Ernesto Bologna e Esmir Filho.

O tema Amor que dá certo, amor que dá errado, terá a participação dos escritores Alejandro Zambra (Chile), João Jardim e Tatiana Salem Levy, no dia 13/8, às 15h. Tatiana, que venceu o Prêmio São Paulo de Literatura 2008 na categoria Autor Estreante com seu primeiro romance, A chave de casa, é finalista em 2012 com Dois Rios, agora na categoria Melhor Livro do Ano.

No dia 15 de agosto às 18h, o bate-papo terá o tema Adolescência roubada e a políticacom participação de Claudio Tognolli, Zuenir Ventura e Paulo Scott, finalista do Prêmio 2012 com o livro Habitante Irreal.

A programação da Bienal inclui também um debate sobre os bastidores dos prêmios literários, com a participação da coordenadora do Prêmio São Paulo de Literatura 2012, Adriana Cybele Ferrari. A mesa também tem a participação de José Luiz Goldfarg, coordenador do Prêmio Jabuti, e Selma Caetano, que organiza o Portugal Telecom.

“O Prêmio São Paulo de Literatura é mantido pelo Governo, o Telecom pela iniciativa privada e o Jabuti por uma entidade de classe. Será muito interessante poder discutir as semelhanças e diferenças entre eles”, afirma Adriana. O debate acontece no dia 12 de agosto, às 17h, no espaço Livros & Companhia.

Sobre o prêmio

Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o Prêmio São Paulo de Literatura é o que oferece o maior valor em dinheiro entre os prêmios literários brasileiros, R$ 400 mil no total. São duas categorias – Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante – cada uma com 10 finalistas. Os vencedores serão conhecidos no dia 24/9 em cerimônia no Museu da Língua Portuguesa.

Compartilhar: