Juri inicial avalia obras inscritas

Os jurados da fase inicial já estão avaliando as obras inscritas no Prêmio São Paulo de Literatura 2013, após a verificação de conformidade com o edital. Ao todo, foram inscritos 187 romances, dos quais 168 estão habilitados pela Secretaria de Estado da Cultura para concorrer a maior premio literário pago no Brasil.

Serão distribuídos 400 mil reais, a serem divididos entre os autores do Melhor Livro do Ano (200 mil), o Melhor Livro do Ano – Autor Estreante até 40 anos (100 mil), e o Melhor Livro do Ano – Autor Estreante com mais de 40 anos.

Autores consagrados e escritores estreantes participam do concurso que reúne o melhor da produção literária brasileira do gênero publicada em 2012.  A disputa é acirrada, como constatou Marcelo Ferroni, vencedor do Prêmio Melhor Livro do Ano 2011 – Autor Estreante, com a obra Método Prático da Guerrilha (Companhia das Letras): Recebi a notícia de que havia ganhado o Prêmio São Paulo de Literatura com muita surpresa; na época em que escrevia o romance, nunca achei que ele chegaria tão longe. Como editor, havia acompanhado as edições anteriores, e sabia das dificuldades para conquistá-lo.

A divulgação dos 20 finalistas está prevista para meados de outubro, quando será iniciada a programação cultural e a etapa final de julgamento que irá escolher os melhores romances do ano.

Compartilhar: