Hilda Hilst é a homenageada da Flip 2018

Hilda Hilst é a homenageada da Flip 2018

Em sua 16ª edição, a Flip vai homenagear a escritora Hilda Hilst, que fez sua literatura em torno de temas como o amor, a morte, Deus, a finitude e a transcendência. Com curadoria de Joselia Aguiar, a Flip 2018 acontece de 25 a 29 de julho, em Paraty (RJ). “Será uma Flip intimista, com muita poesia e teatro, um pouco de irreverência e debates sobre criação artística, a arte e a natureza, a literatura e a filosofia. A pesquisa de repertório será a mesma, ou seja, vamos manter a preocupação em ter autores e autoras plurais”.

A jornalista e crítica literária vê pontos em comum entre Lima Barreto, autor celebrado no ano passado, e Hilda Hilst. “Ambos foram transgressores, cada um a seu modo e em seu tempo e se dedicaram à escrita de modo tal que ultrapassaram o limite do que era esperado de cada um: ele como autor negro de baixa renda, ela como mulher livre numa sociedade que não estava acostumada a isso.”

Hilda de Almeida Prado Hilst (1930-2004) escreveu poesia, ficção, teatro e crônica, tendo construído uma obra singular em língua portuguesa na segunda metade do século 20 em torno de temas como o amor, o sexo, a morte, Deus, a finitude das coisas e a transcendência da alma. Paulista de Jaú, sua obra reúne dezenas de títulos, entre os quais obras-primas como Cantares de perda e predileção (poesia), Rútilo nada (ficção) e A obscena senhora D (ficção).

Recebeu prêmios como o Jabuti, o APCA, o Pen Clube São Paulo, o Cassiano Ricardo e está traduzida para o inglês, francês, espanhol, basco, alemão, italiano, norueguês e japonês. Grande parte de seus livros foi publicada pelo célebre editor artesanal Massao Ohno em volumes feitos com apuro estético, mas de reduzida circulação.

Após sua morte, a Globo Livros relançou toda a sua obra sob os cuidados do crítico Alcir Pécora. A reunião de sua obra poética, Da poesia, foi publicada em 2017 pela Companhia das Letras, que tem uma série de publicações previstas para este ano. Em 2019, a editora lançará uma trilogia erótica e, em 2020, a biografia da autora.

 

Leia mais —>

http://flip.org.br/edicoes/flip-2018/noticias/hilda-hilst-e-a-homenageada-da-flip-2018

http://www.publishnews.com.br/materias/2017/12/06/hilda-hilst-sera-a-homenageada-da-flip-2018

Comentários:0 / Compartilhar: Tags:

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *