Festa literária no interior

Circuito da Programação Cultural no interior é encerrado em grande estilo passando por Araraquara, São Carlos e Lençóis Paulista

Depois do bem-sucedido encontro em Presidente Prudente, com a presença do escritor Julián Fuks que conversou com cerca de 70 leitores, foram as cidades de Araraquara, São Carlos e Lençóis Paulista que acolheram com entusiasmo outros autores finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2012.

A programação teve sequência nos dias 3, 4 e 5 setembro atraindo uma multidão de leitores às bibliotecas públicas e espaços culturais das três cidades. Os escritores Luiz Ruffato e Ana Marino iniciaram o roteiro pelas cidades de Araraquara e São Carlos. No último dia, Susana Fuentes, integrou-se ao elenco para participar do encontro em Lençóis Paulista.

Em Araraquara (3/9), mais de 70 pessoas compareceram à Biblioteca Pública Municipal Mario de Andrade para uma conversa sobre livros e leitura que durou mais de duas horas.  Houve intensa participação com muitas perguntas da plateia aos autores presentes.

Ana Mariano deu detalhes sobre seu método de escrita que inclui muita pesquisa, considerando que sua obra abrange várias décadas e relata o estilo de vida peculiar de fazendeiros que viveram e ainda vivem na fronteira do Brasil com a Argentina.

Ruffato revelou que a faísca da sua carreira literária brilhou exatamente na biblioteca de Araraquara. Muito jovem, quando ainda morava em Minas Gerais, foi classificado em segundo lugar no concurso Contos Premiados, promovido pela Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade. A conquista precoce indicou um caminho ao futuro escritor: era preciso ler mais e se preparar melhor caso desejasse alcançar algum resultado literário consistente. Assim, Ruffato voltou aos livros e às bibliotecas em busca de mais saber. Deu certo. Hoje, o autor consagrado dentro e fora do País, considera concluída sua obra primordial – Inferno Provisório – com a publicação do quinto volume da série, selecionada para concorrer ao prêmio de melhor livro do ano.

Em São Carlos (4/9), o encontro aconteceu no Anfiteatro Bento Prado Jr, no Paço Municipal. O publico foi menor, aproximadamente 20 pessoas, mas a empolgação foi semelhante. A maior proximidade entre autores e plateia facilitou e até incentivou o diálogo.

Em Lençóis Paulista (5/9), o Espaço Cultural Cidade do Livro foi literalmente tomado por mais de 200 pessoas, estudantes universitários em sua maioria. Recém-chegada do Exterior, a escritora carioca Susana Fuentes, autora de Luzia, falou das angústias de sua personagem que tenta superar traumas trazidos da infância enquanto desenvolve seu processo de reinvenção existencial.

A ativa participação dos escritores, o clima de entusiasmo do público e dos dirigentes culturais das cidades visitadas foram fundamentais para garantir o sucesso da iniciativa. A repercussão positiva indica que a inovação desse ano será ampliada nas edições seguintes para alcançar leitores de mais cidades do interior paulista.

Roteiro

Compartilhar: