Confira a programação cultural de 2017

Confira a programação cultural de 2017

O Prêmio São Paulo de Literatura vai realizar encontros com 16 dos 20 finalistas da décima edição. A programação cultural acontece nos dias 4 e 5 de novembro e serve de aquecimento para a cerimônia oficial, marcada para a segunda-feira, 6. Nestes bate-papos, os escritores veteranos e estreantes vão falar sobre as obras selecionadas, o processo criativo, as influências literárias e o cenário editorial do país. Os eventos serão na Biblioteca de São Paulo (BSP) e na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), ambos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e geridos pela SP Leituras. Têm a mediação da jornalista Adriana Couto, apresentadora do programa Metrópolis, da TV Cultura.

No dia 4 de novembro, será realizado a primeira conversa na BSP com os autores: Bernardo Carvalho (Simpatia pelo demônio), Flávio Izhaki (Tentativas de capturar o ar, Javier Arancibia Contreras (Soy loco por ti, América), Michel Laub (O tribunal da quinta-feira), Ricardo Lísias (A vista particular), Antonio Cestaro (Arco de virar réu), Priscila Gontijo (Peixe cego) e Robson Viturino (Do outro lado do rio). O encontro acontece às 11 horas.

No dia 5 de novembro, o bate-papo será na BVL com: Maria Valéria Rezende (Outros cantos), Miguel Sanches Neto (A bíblia do Che), Franklin Carvalho (Céus e terra), Tina Correia (Essa menina: De Paris a Paripiranga), Alexandre Marques Rodrigues (Entropia), André Timm (Modos inacabados de morrer), Maurício de Almeida (A instrução da noite) e Raul Ruas (Em torno dos 26 anos: Quando predominam tons tristes, vaidosos e politicamente incorretos). O evento está agendado para às 11 horas.

Vale lembrar que o Prêmio São Paulo de Literatura tem seu impacto ampliado ao instituir uma programação cultural que promove encontros de escritores com seus leitores, com a imprensa e a crítica especializada, tornando-se um modelo quem vem sendo adotado por outras premiações literárias, inclusive pelos mais tradicionais.

Isso segue o principal objetivo da Secretaria da Cultura, que é estimular a produção e a divulgação literária brasileira com foco exclusivo no gênero romance, premiando anualmente autores e obras que se destacam pela qualidade e contribuição à literatura de nosso país. Paralelamente, é uma ação de estímulo aos novos talentos e de fortalecimento das políticas públicas do livro e da leitura no Estado de São Paulo.

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *